Pesquisadores do LCCV concluem doutorado na UFPE

defesaFMGFNos dias 29 de janeiro e 03 de fevereiro deste ano, os pesquisadores Diogo Tenório Cintra e Fábio Martins Gonçalves Ferreira, respectivamente, defenderam suas teses de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PPGEC), do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Ambos integram a equipe de pesquisadores do Laboratório de Computação Científica e Visualização (LCCV), do Centro de Tecnologia (CTEC), da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

O primeiro a defender a tese de doutorado foi Diogo Tenório Cintra, no dia 29 de janeiro. Intitulada como “Metodologia de paralelização híbrida do DEM com controle de balanço de carga baseado em curva de Hilbert”, a tese defendida apresenta uma nova metodologia de paralelização aplicada ao método das partículas (DEM).

A técnica desenvolvida objetiva explorar os recursos computacionais atuais através de métodos híbridos de particionamento de domínio. Estes métodos visam distribuir a carga de computação dos modelos numéricos tanto em clusters de computadores como dentro de cada processador multicore. A boa distribuição de carga é indispensável na simulação de modelos de larga escala contendo centenas de milhões de partículas. As ferramentas computacionais desenvolvidas permitem um melhor entendimento de problemas de engenharia com natureza discreta, tais como: corridas de detrito e fluxo de grãos em funis de descarga.

Sobre a conclusão do doutorado, Diogo Tenório Cintra comenta: “Estou bastante empolgado com os resultados obtidos no trabalho e acredito que o apoio do LCCV foi essencial nesta conquista. Gostaria de agradecer a todos do grupo, em especial à equipe do suporte”.

No dia 03 de fevereiro foi a vez de Fábio Martins Gonçalves Ferreira defender sua tese, cujo título foi “Otimização de Sistema de Ancoragem Equivalente em Profundidade Truncada” e tratava sobre a utilização de técnicas de otimização de projetos para encontrar um sistema de ancoragem em profundidade truncada que fosse equivalente ao sistema de ancoragem na profundidade completa.

Segundo o pesquisador, com esse procedimento, busca-se viabilizar o ensaio experimental de sistemas de ancoragem em águas ultraprofundas usando o método de ensaio híbrido, que é a alternativa mais viável para realização de estudos experimentais em tanques oceânicos de laboratório.

Sobre a conclusão do doutorado, Fábio Martins Gonçalves Ferreira registra: “Estou muito contente com a conclusão de mais uma etapa do processo de formação acadêmica. Acredito que esta experiência tenha reflexo direto nas pesquisas desenvolvidas no LCCV, especialmente no âmbito do projeto Dynasim que temos com o Cenpes/Petrobras. Queria aproveitar a oportunidade e agradecer à Coordenação do LCCV pelo apoio dado ao longo desse período”.