Professores do LCCV são contemplados com bolsa de Produtividade em Pesquisa do CNPq

Sem títuloNo dia 29 de janeiro o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) divulgou uma lista com pesquisadores contemplados com bolsa de Produtividade em Pesquisa (PQ). Entre os contemplados com a bolsa estão os professores Heitor Soares Ramos Filho e Márcio André Araújo Cavalcante, pesquisadores do Laboratório de Computação Científica e Visualização (LCCV), do Centro de Tecnologia (CTEC), da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

O professor Márcio André Araújo Cavalcante foi contemplado com a bolsa PQ pelo Projeto de Pesquisa intitulado “Generalized Finite-Volume Theory Applied to Topology Optimization of Periodic Materials (Formulação Generalizada da Teoria de Volumes Finitos Aplicada à Otimização Topológica de Materiais Periódicos)”, o qual trata essencialmente do emprego da formulação generalizada da Teoria de Volumes Finitos e de técnicas de otimização topológica na obtenção de projetos ótimos de materiais periódicos, considerando-se constituintes elásticos, elasto-plásticos, viscoelásticos e elásticos não lineares.

Para o professor Márcio André, “a aprovação de uma bolsa produtividade representa um importante reconhecimento do trabalho realizado pelo pesquisador por parte da mais importante agência de fomento à pesquisa do país (CNPq), além de ser um grande estímulo à continuação de suas atividades de pesquisa”.

O professor Heitor Soares Ramos Filho foi contemplado com a bolsa PQ pela pesquisa intitulada “Sensoriamento de dados no contexto de cidades inteligentes”, que visa avançar o estado da arte para os serviços baseados em dados de sensoriamento social na área de computação ubíqua aplicada às cidades inteligentes. Nesse contexto, visa-se analisar grandes volumes de dados coletados através de redes sociais, dispositivos móveis, veículos, dentre outros, com o objetivo de caracterizar a dinâmica das cidades inteligentes.

“A bolsa de produtividade do CNPq representa um importante reconhecimento na carreira de um pesquisador. O processo de seleção é bastante rigoroso e concorrido, sendo um bom indicativo de que estamos trilhando um caminho promissor. Este é, sem dúvida, um grande estímulo para darmos continuidade às nossas atividades de pesquisa”, afirma o professor Heitor Ramos.

As bolsas PQ do CNPq, segundo o portal da instituição, são concedidas a pesquisadores de todas as áreas do conhecimento visando distinguir seu trabalho e valorizar sua produção. Entre os critérios para a concessão estão a produção científica, a participação na formação de recursos humanos e a efetiva contribuição para a área de pesquisa.