Edição 16 | Janeiro, 2016.

Professores e discentes do LCCV têm trabalhos premiados com excelência acadêmica

a95e80b5-892d-44c7-8e3d-dd50ede7467b-2No dia 14 de janeiro de 2016 foi divulgada a relação dos melhores trabalhos apresentados no XXV ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFAL, que ocorreu no período de 5 e 6 de novembro de 2015, no Campus Arapiraca/Alagoas, e no período de 10 a 12 de novembro de 2015, no Campus A C Simões, Maceió/Alagoas. Entre os trabalhos premiados, dois foram de alunos e professores do Laboratório de Computação Científica e Visualização (LCCV), do Centro de Tecnologia (CTEC), da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Os Certificados de Excelência Acadêmica serão entregues aos orientadores e discentes em solenidade específica, cuja data ainda será definida pela UFAL.

Os trabalhos premiados foram: “Processos, Caracterização, Obtenção e Modelagem de Materiais Ecoeficientes para Aplicação em Engenharia Civil”, do discente Ronney Rodrigues Agra sob a orientação da professora Aline da Silva Ramos Barboza; e “Desenvolvimento de Critério de Falha para Projeto de Revestimento de Poços Baseado em Analise de Risco”, do discente Thiago Barbosa da Silva, sob a orientação do professor Eduardo Toledo de Lima Junior.

O trabalho “Processos, Caracterização, Obtenção e Modelagem de Materiais Ecoeficientes para Aplicação em Engenharia Civil” é parte de um projeto maior que tem como objetivo geral estudar a viabilidade de produzir pré-moldados de concreto, almofadas de apoio de pontes e pavimentos industriais, revestimento para túneis, utilizando-se uma matriz cimentícia fluida com fibras, considerando-se as variações no teor de fibras, no teor de adição de finos, no processo de moldagem e na forma dos elementos moldados.

Conforme explicação da professora Aline Ramos, orientadora do trabalho, “nesse sub-projeto o discente Ronney Rodrigues Agra incorpora ao concreto produzido o conceito de ecoeficiência, pois incentiva a reciclagem do resíduo obtido a partir do beneficiamento de rochas (mármore e granito) e da recauchutagem de pneus (fibras de borracha), materiais que são muitas vezes descartados indevidamente. O conceito de ecoeficiência visa acrescentar mais valor a um produto, utilizando menos materiais e energia, e provocando um menor impacto ambiental. Ou seja, a ecoeficiência é uma filosofia que encoraja as pessoas e empresas a procurar melhorias ambientais que potenciem, paralelamente, benefícios econômicos”.

Já o trabalho “Desenvolvimento de Critério de Falha para Projeto de Revestimento de Poços Baseado em Análise de Risco”, do discente Thiago Barbosa da Silva, faz parte do projeto de pesquisa que o discente participa no LCCV, que é desenvolvido em parceria com a Petrobras.

Sobre seu plano de trabalho intitulado “Confiabilidade Estrutural Aplicada à Resistência de Conexões em Revestimentos de Poços de Óleo e Gás”, o discente nos informa que: “A análise de confiabilidade aplicada a um projeto estrutural permite a avaliação da probabilidade de falha da estrutura para um determinado estado limite, de forma que esta pode ser prevista, com valor adequado, ainda na fase de projeto. No trabalho realizado, foi desenvolvido modelos confiabilísticos do comportamento mecânico de conexões em sistemas de revestimentos de poços de óleo e gás. O cálculo das probabilidades de falhas foi realizado através do emprego do método de simulação de Monte Carlo e do método de transformação de primeira ordem (FORM).”

c11e3da2-170e-486f-a5ee-ad61dd72c618-2