Histórico


O Laboratório de Computação Científica e Visualização (LCCV) surgiu a partir de um histórico de intensa colaboração e parceria com a PETROBRAS, através do seu Centro de Pesquisa (CENPES), e com outras grandes universidades brasileiras.

Pesquisando constantemente técnicas cada vez mais robustas para simulação númerica de problemas físicos, o LCCV direciona suas opções na busca de soluções de problemas de engenharia utilizando recursos da Mecânica Computacional nas áreas de Modelagem Computacional, Desenvolvimento e Aplicações de Simuladores Numéricos, Computação de Alto Desempenho, Visualização e Computação Científica.

O grupo do LCCV vem desenvolvendo atividades de pesquisa de alto nível relacionadas a diversas áreas, dentre as quais: simulação de problemas em meios discretos, análise de dutos enterrados, simulação dinâmica de linhas de ancoragem e risers, análise de carga extrema e fadiga, materiais compósitos, modelagem de erros, propagação dinâmica de trincas, problemas em geomecâmica (incluindo pré-sal), visualização científica e modelagem geométrica. Nossa estratégia de desenvolvimento baseia-se em técnicas de programação modernas, que permitem a construção de módulos computacionais portáveis, extensíveis e facilmente acoplados a outras ferramentas.

Atualmente somos cerca de 70 pessoas, entre professores, pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação, trabalhando na formação de recursos humanos, na geração de conhecimento científico e no desenvolvimento dos produtos do nosso laboratório. Temos em mente o compromisso de continuar crescendo com qualidade e de manter o LCCV e a UFAL contribuindo para escrever a história de sucesso de grandes empressas e do Brasil através de soluções tecnológicas inovadoras que, ao mesmo tempo em que demandam, ajudam a desenvolver e aplicar a computação científica na solução de grandes desafios da engenharia.